Antigamente a tendência era colocar grades em nossas portas e janelas, que na verdade se mantem até hoje. Com a popularização dos sistemas de segurança as câmeras e sistemas de alarme estão cada vez mais acessível e como sempre digo: É muito melhor e mais barato prevenir do que remediar.
Se você tem uma casa de campo, sítio, chácara, casa de praia ou apartamento que não visita regulamente pense seriamente em instalar um conjunto eficiente e estrategicamente instalado de câmeras e sensores de segurança, um nobreak e uma modesta conexão a Internet. Assim você tem olhos em suas propriedades sem sair de casa e com baixo custo de implementação e manutenção, que inclui os gastos com conta de luz, Internet e ou telefone. Uma questão, talvez um mito é a pergunta: “Mas como vou ter tempo para vigiar minhas câmeras se não tenho tempo para ficar em frente ao computador?”. A resposta é bem simples: Em primeiro lugar, se você tem um Smartphone razoável com conexão à Internet já tem a possibilidade de visualizar suas câmeras através dele. Mas o recurso mais importante é que um sistema de segurança é que ele pode te enviar alertas através da Internet ou telefonia, dependendo dos recursos dos aparelhos e de uma configuração satisfatória. Ao receber o alerta você passa a olhar suas câmeras e toma as providências necessárias. Procure consultar seu Técnico de Confiança. Esses novos recursos, impensáveis até pouco tempo atrás podem te trazer a merecida tranquilidade. Você pode prevenir e reprimir desde pequenos furtos de “ladrões de galinhas” até situações muito sérias como as que infelizmente são noticiadas diariamente.

Qual o sistema devo escolher?

O CFTV já não é mais um simples sistema de segurança, está em grande desenvolvimento tecnológico e tem evoluído para áreas mais específicas como o reconhecimento facial. Confira no que consiste o sistema e quais as diferenças entre analógico e digital. O CFTV, circuito fechado de televisão, consiste em um sistema de câmeras cuja as imagens estarão disponíveis numa tv, através de um aparelho chamado DVR ou Stand Alone, as imagens podem ser gravadas ou apenas exibidas, além disso pode ser configurado para disparar alarme, possibilitar acesso remoto na internet (e através de aplicativo no celular), etc. Portanto, o DVR tem papel essencial e pode ser configurado para diversas funções.
cftv. No cenário de mercado atual existem dois tipos de CFTV, o analógico e o digital. A principal diferença entre eles é a qualidade de imagem, o sistema digital tem uma qualidade de imagem muito melhor, pois através da utilização das câmeras IP, atinge uma resolução de até 2592 x 1944, permitindo diversos recursos como reconhecimento de falta de objetos, tratamento e edição de imagens, reconhecimento facial, entre outros.

Entretanto, ainda não foi barateado e, portanto, os custos para esse sistema ainda são muito altos e há uma certa resistência no mercado para esse tipo de sistema, se tratando dos usuários de pessoa física a empresas de menor porte, restringindo-se geralmente a empresas maiores e para usos mais específicos.
O sistema analógico utiliza câmeras analógicas, é uma tecnologia anterior a digital, mas ainda tem grande espaço no mercado, por ter preços mais acessíveis e possibilitar qualidade mesmo assim. A tendência, no entanto, é migrar para a tecnologia digital, já existem, por exemplo, DVR’s híbridos no mercado, o que demonstra essa divisão no mercado. Os DVR’s híbridos suportam ambas tecnologias, tanto analógicos quando digitais.

Como Montar um Sistema de Segurança CFTV com Acesso Remoto.

Viver no Brasil tem sido cada vez mais difícil em meio a tanta violência, assaltos e crimes, por isso o mercado de Segurança CFTV vem crescendo a cada dia, e não poderia ser diferente. Grande parte dos carros rodando nas ruas possuem alarme e rastreadores, é difícil pensar como um bandido, mas se nos colocarmos no lugar deles o que você acha que ele vai preferir? Um carro com ou sem alarme? Em casas, escritórios, condomínios e demais estabelecimentos residências e comerciais não é diferente, a câmera de segurança além de proteger, inibe a ação de muitos assaltantes, digo muitos, porque a câmera de segurança não impede a ocorrência mas ajuda diminuir os casos e permite um monitoramento remoto que pode ajudar na ação no momento da ocorrência.